terça-feira, 14 de agosto de 2012
Planejar é essencial
Pode parecer que estamos tratando de um assunto óbvio: de fato, trata-se de algo evidente, mas em que nós empreendedores brasileiros estamos continuando a errar. Estamos falando de planejamento!
Não temos o cacoete e muito menos o vício de planejar: precisamos adquirir estas qualidades. Sempre ouvimos as desculpas lamentáveis: mas tudo é muito instável aqui no Brasil ou na minha área de negócios, por isso não vale a pena planejar.
Quem não planeja está permanentemente perdido, sem saber para onde está indo: quem planeja deve estar sempre observando a evolução do ambiente para poder atualizar seu plano, refletindo os fatores de mudança que sejam necessários. Quem tiver a atitude de planejar instalada em seu sangue, saberá sempre para onde está indo e conhecerá quais os riscos que está correndo.
Eu tenho a impressão que, parte das pessoas que resistem a planejar e que não colocam em suas prioridades manter seus planos em dia, agem desta maneira porque não sabem planejar. Caros empreendedores, pode até ser que você esteja nesta categoria de pessoas, mas posso lhe afirmar que você terá muitos livros, cursos e pessoas preparadas que poderão ajuda-lo a aprender e se preparar para traçar melhor seus objetivos e formas para alcançá-los.
Podemos fazer um retrato do Brasil em termos de planejamento e ele não refletirá uma imagem favorável: não temos planos de desenvolvimento como país que aponte para onde estamos indo, quais as nossas mais importantes metas e objetivos. Fala-se todo o tempo que educação, saúde e infraestrutura são as nossas prioridades: mas, onde estão os planos que mostram o que pretendemos em cada uma dessas áreas e que objetivos vamos buscar nos próximos 5 ou 10 anos?
A maior parte de nossas empresas também sofre desse mesmo mal, mas muitas com um modo de agir hipócrita, em que faz planejamento estratégico, mas não prepara as ações para cumpri-lo e não acompanha sua execução. Não podemos avaliar aquilo que não medimos: planos declarados precisam ser detalhados, mostrando como vão ser cumpridos e depois devem ser acompanhados. As dificuldades encontradas no caminho precisam ser vencidas e serem feitas as revisões do plano quando mudam os seus pressupostos ou sua execução não conseguiu cumprir seus objetivos intermediários.
Eu temo que nosso país e que muitas de nossas empresas venham a perder a oportunidade histórica que estamos vivendo, em que o Brasil e suas empresas têm a possibilidade de se projetar como uma potência e exercer uma nova liderança no mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário