terça-feira, 14 de agosto de 2012
Capital Social
Sociedades aonde o conhecimento é bem distribuído e há alto nível de escolarização tem tendência de desenvolver alto Capital Social. Neste blog, pretendemos analisar esta afirmação que estamos fazendo.
O que é o Capital Social de um grupo de pessoas? É o conjunto de valores, de crenças, de conhecimentos compartilhados e de comportamentos coerentes com esses valores e com uma ética aceita pelo grupo. Note que não se limita à escolaridade formal, se assim fosse, como a maior parte de nossos representantes nos diversos poderes é composta por pessoas com bom nível escolar, não teríamos ao problemas que todos conhecemos...
O Capital Social de um grupo permite estabelecer relações de confiança entre seus membros, por haver uma expectativa de comportamento de cada um. Por exemplo, é possível combinar alguma coisa entre dois membros do grupo. Se ambos confiarem que o outro vai cumprir o combinado pode nem ser necessário firmar um contrato para servir de garantia às partes, o velho “fio do bigode”. Certamente, em grupos de alto Capital Social é possível substituir garantias legais por pessoais, cujo crédito está no fato das partes conhecerem o comportamento mutuo e os valores esperados de cada um.
Precisamos desenvolver mais nosso Capital Social no Brasil: já fizemos grandes progressos através da criação de órgãos como o PROCON, que passou a arbitrar as questões entre comprador e fornecedor, implantando padrões de comportamento para as partes que evitam abusos no relacionamento entre elas. Quando se reduzirem bastante as necessidades de procurar o PROCON para resolver essas questões, vai significar que o Capital Social neste tipo de relacionamento chegou a um ponto adequado e elevado em seu resultado, com maior justiça para as partes.
Não podemos dizer o mesmo em outras relações entre pessoas componentes de grupos sociais no Brasil: por exemplo, as entidades públicas não costumam tratar os cidadãos com a consideração e o respeito que deveriam. Vejam o tratamento dos hospitais dados àqueles cidadãos que os procuram em busca de um atendimento: falta muito em consideração e qualidade.
Muitos exemplos podem mostrar grupos que conseguiram no Brasil ampliar o Capital Social e que nos colocam em posição de melhor relacionamento entre as pessoas, mas infelizmente há ainda muitos onde ele não foi desenvolvido impedindo a sociedade de funcionar bem.
Não conhecemos na historia da humanidade nenhuma civilização que tenha tido sucesso sem que existisse um alto Capital Social entre seus componentes.
Daí a importância em desenvolver o Capital Social no Brasil, pouco mencionado devido ao problema maior, a escolaridade e o analfabetismo funcional e político.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mencionado em 16/08/2012 na aula de Gerência de Projetos como fator para implementação de metodologia ágil em projetos...
ResponderExcluir