sexta-feira, 1 de julho de 2011

"Lean Incubator"

O termo em inglês Lean quer dizer em português algo que seja enxuto, que seja organizado com a preocupação de eliminar desperdícios. Existe uma cultura Lean, na qual tudo que não agrega valor é uma perda e, portanto precisa ser eliminado.
Isso vale em toda a gestão de empresas: se nos processos de uma empresa há tempos de espera, em que uma mercadoria está parada, esperando o inicio de uma próxima ação, isso significa desperdício e precisa ser mudado.

Para implantar a cultura “Lean” numa empresa temos que promover uma mudança importante que é aquela produzida na cabeça das pessoas. Elas necessitam passar a pensar em suprimir perdas.

A consequência disso é que as pessoas precisam passar a experimentar a experiência de percorrer os processos da empresa, identificando os pontos em que se podem reduzir perdas. Não basta analisar os processos no papel, mas é preciso experimentar usá-los e imaginar como seria possível simplifica-los.

A “lean incubator” é uma incubadora que incentiva e orienta suas empresas incubadas a adquirirem a cultura “lean”, analisando seus processos para que sejam simplificados e promovam a redução do desperdício.

Na prática, isso começa com a discussão da missão da empresa: o que objetivamente ela faz, que produtos e serviços são realizados. Quais os produtos e serviços que não são feitos pela empresa, ainda que seja possível que alguns clientes solicitem e que ela tenha de dizer não vai atender. Tal atitude trabalha na direção de manter o foco da empresa, evitando se perder ao fazer trabalhos que estejam fora da expertise da empresa.
A avaliação prévia da reação do mercado aos seus produtos e serviços pode orientar de modo simples e prático sobre a especificação dos produtos e serviços. Isso vai evitar o desperdício de gerar características que não são valorizadas pelos clientes.

O modelo de negócios também precisa ser testado e verificado se a empresa está num Oceano Azul ou Vermelho, podendo ainda mudá-lo e evitar as perdas de trabalhar a clientela em cima de uma perspectiva que não vai chegar ao resultado pretendido e que pode ser alterado antes de iniciar as vendas.

Para cada trimestre da vida da empresa nascente na incubadora devem ser estabelecidas metas, em número reduzido, isto é, somente aquelas essenciais para cumprir o plano de negócios da empresa e estas é que serão cobradas.

Todos os esforços da empresa que não estejam direcionados para cumprir seus objetivos no trimestre devem ser evitados, pois se constituirão em desperdícios.

Esta postura “lean” facilita e organiza a empresa para que aja objetivamente e que utilize seus recursos naquilo que seja efetivamente necessário. Certamente esta postura irá reduzir os custos e prazos para que uma empresa nascente chegue até sua graduação na incubadora.

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