domingo, 5 de setembro de 2010

INDEPENDENCIA E EMPREENDEDORISMO

A palavra independência vem à tona exatamente quando comemoramos mais um aniversário da nossa independência e, no contexto do empreendedorismo, refletimos sobre quais os fatores que poderiam ajudar a criação de um ambiente mais favorável para que cada cidadão possa exercer sua vontade empreendedora.
Certamente, o ambiente como um todo passa a ser mais favorável a empreender quando aumenta a competência do empreendedor e isso se faz através do ensino de disciplinas de empreendedorismo. Estudar mais as técnicas e ampliar os conhecimentos sobre planejamento e gestão de empreendimentos é indispensável para melhorar os resultados do empreendedorismo e intensificar a criação de empreendimentos. Quem sabe, não tem medo e se encoraja a empreender.
Ainda sobre o ambiente, a ação das incubadoras já ficou provada neste Brasil: é necessário discutir como fazê-las mais atuantes e capazes de apoiar maior numero de empreendimentos. Nesse caso me vem à mente o exemplo de Israel: o governo percebeu que os empreendedores necessitam de um empurrão inicial sob a forma de recursos financeiros e é conveniente conviver em um ambiente empreendedor onde pudessem ter apoio de mentores experientes. Isso se materializou na opção do governo de considerar as incubadoras estratégicas e dotar-lhes com os recursos necessários para que se aparelhassem para dar aos empreendedores a mentoria necessária. Para os empreendedores reservou uma quantia capaz de garantir seu empreendimento nos primeiros dois anos de vida, desde que fosse um projeto que tivesse a aprovação e a supervisão da incubadora responsável.
Alguns anos após a adoção destas medidas, o que se viu foi um interesse muito forte do capital privado em investir nas empresas incubadas e o governo em Israel deu o segundo passo de seu programa: passou a estimular os fundos de capital semente para que investissem nas incubadoras e em suas empresas de modo integrado, aumentando os recursos disponíveis para os empreendedores desenvolverem seus empreendimentos.
O resultado disto está aí: para cada dollar investido pelo governo israelense nas incubadoras e empresas nascentes, os fundos de capital semente investem 7 dollares neste mesmo sistema. Este passo está sendo extremamente benéfico para aquele país, pois o empreendedorismo e a inovação tem um papel preponderante em seu PIB.
A Endeavor está procurando entrevistar os candidatos à presidência da república com o intuito de conseguir sua definição de uma agenda para o empreendedorismo. Certamente, isso será bom para o empreendedorismo no nosso país e contribuirá para ampliar sua independência. País onde seus filhos conseguem encontrar terreno propicio para realizar seus sonhos é certamente um país mais independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário