sábado, 28 de agosto de 2010

A educação e a tecnologia

Vamos fazer uma primeira reflexão sobre o futuro da educação e a oferta de recursos que a tecnologia nos apresenta. Evidentemente, antes de se tratar do efeito da tecnologia, cabe constatar que a educação na sociedade da informação em que vivemos ampliou sua importância no sentido horizontal. Educação não ficou mais importante para as camadas que já participavam da chamada intelectualidade: para ela, o desafio de se manter atualizado passou a ser mais difícil. Quando falamos em ampliação no sentido horizontal, nos referimos à necessidade de que mais gente perceba hoje que precisa ampliar seu patamar de conhecimentos (e em alguns aspectos, aprofundar) para conseguir um importante espaço de trabalho no mercado.
Posto isto, para as entidades de ensino, surge o desafio de oferecer seus cursos a um maior numero de pessoas. Para cada uma, o desafio é manter-se estudando continuamente, uma vez que há necessidade de atualização e de aprofundamento do conhecimento.
A tecnologia vem em seu auxílio oferecendo maior acesso aos meios de comunicação e trazendo a Internet como um parceiro essencial onde se podem encontrar cursos, espaços de discussão de temas, locais para publicação do conhecimento de forma que ele seja disponibilizado a pessoas que façam parte de uma tribo classificada.
Esta junção da necessidade com a oferta que a tecnologia nos aporta, vem no momento certo, mas aponta para uma reformulação significativa do ensino: a oferta de conteúdos, assim como a imensa variedade de temas, certamente deve aumentar, e o uso da mídia digital será intensificado. Para viabilizar esta nova era o preço unitário do conteúdo oferecido vai diminuir, devendo aumentar o ganho dos seus fornecedores, em face da ampliação do mercado.
Não haverá apenas um crescimento da quantidade de pessoas procurando conteúdos, mas o tempo que cada um irá dedicar a aprender algo novo será maior, o que se viabilizará pelo melhor aproveitamento do tempo, substituindo deslocamentos pela utilização de Internet ou pelo acesso pelos telefones celulares. Será primordial cuidar da produtividade do leitor.
Também a forma de levar essas informações aos seus interessados vai mudar: haverá necessidade de repensar como facilitar a aprendizagem nessas novas mídias.
Para os leram o célebre artigo de Peter Drucker sobre o ensino à distância que foi divulgado em 1995 poderão dizer que a sua profecia já se realizou e que agora estamos surfando um novo estágio. Dizia o velho mestre:
"O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho." (Peter Drucker)

Atenção aos jovens empreendedores: aí está um filão imenso de oportunidades a serem exploradas.

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