Nas duas últimas semanas falamos muito sobre empresas que chegaram ao sucesso e que já estão caminhando na direção de se tornar empresas de capital aberto. Entretanto, o caminho é longo para se chegar neste ponto e vale a pena tratar desse assunto.
Uma empresa começa a ser concebida pela atitude de seu empreendedor, observando a realidade e procurando uma oportunidade em sua área de interesse. Há necessidade de seguir um método nesta busca: observar a realidade em busca de não conformidades. É nelas que estão as oportunidades de mudar. É aí que se podem encontrar as pérolas.
Você busca encontrar a forma de solucionar a não conformidade: imagine a cena - um egípcio no deserto tenta decifrar um enigma sob a ameaça de um animal tenebroso que o irá trucidar se não encontrar a solução. Esta é a maneira como os empreendedores se encontram quando já conseguiram capturar a oportunidade e ainda não acharam a maneira de estabelecer um negócio que efetivamente a aproveite e crie valor para as pessoas que quiserem vencer aquela dificuldade.
Muitas empresas assim se formam, começam e vão dando certo. Seus empreendedores se sentem felizes. Mas, a maioria não se contenta só com isso: se chegaram até ali querem ver seu empreendimento crescer e ganhar escala. Nessa hora é preciso planejar de novo e projetar como crescer o percentual ambicionado no tempo devido, com os recursos que foram conseguidos.
Nesse momento começamos uma nova etapa: essa é uma fase difícil e dela pode resultar uma empresa que decolou e que vai voar alto. Mas, a maioria das vezes, o que temos é uma empresa "adolescente".
A empresa adolescente é aquela que não sai do estágio de nascente para se constituir numa empresa estabelecida: vive todo o tempo aos sobressaltos, ora com boas vendas e com problemas de entrega na data e na qualidade esperada pelos seus clientes, ora com problemas de vendas abaixo do ponto que podem torná-las lucrativas.
As causas desta adolescência prolongada são muitas e podem ser resumidas em uma só palavra: gestão. Má gestão é um mal das empresas emergentes que não conseguem passar a ser empresas estabelecidas e que ficam no caminho, como eternas adolescentes.
Escrevam-nos para enviar características que você tenha observado numa empresa adolescente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário