domingo, 12 de setembro de 2010

Uma única história e Chimamanda Adichie

Todos nós recebemos uma enorme quantidade de informação a cada dia e com o progresso da Internet e seus recursos isso se tornou algo mais forte ainda.

Em contrapartida, vivemos sempre em busca da verdade, da verdadeira história, da razão maior de cada coisa.

Aparentemente, o volume de informação que nos é oferecido poderia ajudar a encontrar a verdade que buscamos, mas observamos que há muita repetição da mesma história nos diversos jornais, revistas, mídia em geral.

Nossa pressa e falta de tempo diante de tantos desafios da vida tem nos levado a aceitar uma única historia para explicar cada coisa ou, em outras palavras, a aceitar que fontes diferentes repetindo a mesma história significariam origens diferentes concordando ou convergindo a uma verdade.

A apresentação da escritora nigeriana Chimamanda Adichie dura cerca de dez minutos, mas vale a pena para refletirmos sobre a importância de obtermos várias historias sobre cada assunto para formarmos a nossa compreensão e estabelecermos os caminhos que vamos escolher em nossas vidas.

Um ponto forte no discurso de Chimamanda Adichie é quando ela nos mostra que a forma de aproximarmos os seres humanos fica facilitada quando cada um de nós conhece varias historias que servem para refletir mais nossa igualdade do que nossas diferenças.

Por incrível que pareça, eu imaginei como os empreendedores são adeptos de conhecer varias histórias: cada versão é uma visão da realidade e ajuda a compor uma interpretação multicolorida e com mais dimensões. Essa é uma das portas de entrada para a inovação: conseguir ver de modo multidimensional para poder explorar melhor as possibilidades oferecidas em cada realidade.

Recomendo a vocês que vejam a palestra de Chimamanda Adichie em:
http://www.ted.com/talks/lang/por_br/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html

Certamente serão dez minutos inesquecíveis. Boa palestra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário