sábado, 18 de setembro de 2010

Modelos de negócios em busca do Oceano Azul

O empreendedor que adquire o hábito de observar a realidade constata, a cada dia, mudanças no mundo que vivemos. Cada tipo de negócio está se reinventando: levando em conta as possibilidades oferecidas pela tecnologia e promovendo a inclusão, de forma a ampliar o mercado para que mais pessoas possam ter acesso aos bens e serviços oferecidos pelas novas tecnologias.

Isso poderia se traduzir como mudanças nos modelos de negócios em busca do Oceano Azul*, reduzindo a pressão da concorrência e aproximando a oferta da necessidade dos consumidores e da sua possibilidade de pagar por eles.

Esta nossa última frase parece ser de simples percepção, até, de certo modo, poderíamos dizer que ela tem uma inspiração de marketing, podendo ser uma mensagem padrão das empresas que estão querendo se situar no Oceano Azul e encontrar uma nova atmosfera de relacionamento com seus clientes.

Entretanto, ela tem também seu lado ameaçador: os que não estão se reposicionando e que continuam a viver no Oceano Vermelho, até mesmo se acostumando com a vida nessas condições tão adversas, podem estar se aproximando de uma porta que os leva a sair do mercado.

Meu caro empreendedor: não pense que pintar nuvens terríveis e predizer o fim do seu negócio é algo que nos traga prazer. Nem pense que estamos fazendo isso para lhe vender livros ou que somos exagerados e afinal o Oceano Vermelho é uma contingencia natural dos que vivem no mundo dos negócios.

O que pretendemos é que você mude de lado: saia da acomodação de achar que os negócios são assim mesmo e gaste uma parcela do seu tempo para olhar além do seu dia a dia. Verifique se o que você oferece é exatamente o que os seus clientes gostariam de receber: para fazer esta análise não se preocupe com o que os seus concorrentes estão fornecendo, mas com o que o seu potencial cliente sonha em receber. Procure entender porque o cliente não compra o que você e seus concorrentes oferecem.

Mudar não é fácil. Precisa ter muita disposição para fazer tudo o que é obrigatório para a sobrevivência imediata de sua empresa e ainda ter forças para pensar nisso tudo e promover a mudança, quando não há nem certeza de sucesso nessa nova forma de modelo de negócios.

Mas, se você não fizer este esforço e se não tiver a alegria necessária para testar novos modelos certamente você enfrentará a tristeza da derrota. Mas, será que a situação de nossa empresa é tão dramática que necessita de uma nova postura em relação a seu modelo de negócios que seja tão radical? Já ouvimos esta pergunta de diversos empreendedores e é claro que a resposta depende de cada caso.

Quando você acha que sua empresa está fazendo tudo de um modo competente e que tem sabido se relacionar com sua clientela, mas ainda assim não consegue ter lucro e os ganhos não satisfatórios para que os investidores possam se estimular em continuar a injetar recursos no empreendimento, certamente essa é a hora de ligar o alerta e prestar atenção no seu modelo de negócios. Ele está precisando ser revisto.

Não é esse o único sintoma que você deve observar, embora ele seja bastante típico: olhe sempre para frente e imagine para onde sua forma de agir o está levando. Projete o futuro e perceba se ele é promissor ou caminha cada vez mais para o Oceano Vermelho. Também nessa hipótese você deve repensar o modelo de negócios.

Não se desespere se constatar que seu modelo de negócios está esgotado ou em vias de levá-lo ao fracasso: há sempre um caminho que poderá recolocá-lo no Oceano Azul, desde que você esteja atento e não tenha medo de mudar.

* A Estratégia do Oceano Azul - Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante - Autores: Kim, W. Chan; Mauborgne, Renée

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