sábado, 3 de julho de 2010

APRENDENDO COM A DERROTA

Em primeiro lugar, é necessário dizer que a paixão é um tema que interessa ao empreendedorismo: a visão consagrada dos empreendedores é que o sucesso requer razão e paixão em doses corretas a cada momento. Mas, a paixão é essencial, tanto quanto a razão.

Todos nós brasileiros ficamos muito contentes em ver a nossa seleção no primeiro tempo do jogo com a Holanda, mas nossa dor foi muito grande no segundo tempo, quando tudo deu errado. Fomos eliminados antes da hora: nossa percepção era de que estávamos disputando o hexa e que tínhamos alta probabilidade de ganhar.

Essa é a hora em que o empreendedor vai passar da dor da derrota, que chamamos de fracasso, para a reflexão de como vamos enfrentar o futuro. Vamos explicar que fracasso para o empreendedor é um dos resultados possíveis de uma determinada ação: significa que não houve o resultado esperado, que chamamos de sucesso. Claro que existem os estágios intermediários: sucesso relativo, sucesso parcial e fracasso parcial.

O importante para o empreendedor é sair do momento ruim em que estamos convivendo com a dor do fracasso para o momento seguinte: a reflexão sobre o que aprendemos com aquele fracasso para que possamos definir o futuro.

Muitos empreendedores se acostumaram a conviver com o fracasso, uma vez que é um resultado possível de cada uma de suas ações e os seres humanos erram muitas vezes: no caso do empreendedor praticante desde cedo ele aprendeu que é preciso ter tolerância em relação ao erro. Isso não significa perdão ou esquecimento, nem irresponsabilidade.

Significa que vamos aproveitar cada fracasso para aprender, através da reflexão sobre o que aconteceu. Mas, como fazer esta reflexão? Há um método?

Sim, o método consiste em:
- Revisar o que aconteceu, fazendo com que sua equipe chegue a um acordo sobre os fatos relevantes e as condições ambientais, assim como sobre o roteiro do que ocorreu e que levou ao resultado indesejável. O resultado desta etapa é uma história do que aconteceu em que o grupo considere que estão alinhados todos os fatos relevantes que determinaram o resultado ou foram relevantes para alcançá-lo;
- Analise dos pontos que que deveriam ser evitados ou modificados em futuras ações semelhantes e poderiam causar a mudança do resultado. Trata-se de um exercício em que cada idéia de mudança é testada pela verificação de sua efetividade para produzir resultado diferente. Só ficam as idéias ou conjunto de idéias que mudariam o resultado;
- Estabelecer uma estratégia de como implantar as idéias capazes de gerar o resultado sucesso em vez do fracasso que obtivemos. Nesta estratégia, vamos considerar também os recursos necessários e colocar no tempo cada atividade a ser feita.

Pode parecer complicado, mas com a prática na utilização deste método você passa a realizar suas etapas quase que instintivamente. Em muitos fracassos, levando em conta que você já adquiriu o habito de planejar, serão poucas as atividades que necessitarão ser alteradas para alcançar o sucesso. É como se houvesse um refinamento gradativo de sua competência em planejamento.

Faça isso a serio em sua vida, em cada fracasso, e continue a ser empreendedor, sem temer o fracasso, mas aumentando sua probabilidade de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário