sábado, 10 de julho de 2010

NEM TUDO O QUE RELUZ É OURO

Um modelo de negócios que seja viável e que ao mesmo seja desafiador pela inovação que apresenta é um importante ingrediente para o empreendedor e seus apoiadores se entusiasmarem.
A partir daí, levando em conta que se conseguiu identificar uma boa oportunidade, para a qual foi imaginada uma idéia que orientou não somente o modelo de negócios, mas ainda a construção de um plano de negócios bastante claro e detalhado para ser implantado, este é o ponto em que muitos empreendedores chegam e param.
A luz refletida pelo brilho do que parece ser uma promessa de sucesso paralisa o empreendedor, como se fosse uma magia que o encanta apenas em pensar como será aquele negocio funcionando.
Mas, nem tudo o que reluz é ouro e não é com a atitude de admiração pela concepção que o empreendedor vai se realizar. Também é preciso responder às expectativas dos seus seguidores, apoiadores e investidores: a realidade é a única resposta que interessa.
A gestão para a implantação do plano de negócios é talvez uma etapa com menor charme e que cheira mais a suor, mas ela é inevitável. Meu caro empreendedor, não vale dizer que já teve a idéia e que planejou tudo com a profundidade e os elementos necessários para que os gestores profissionais façam a sua parte e implantem o novo empreendimento.
Esta ilusão de que o pai da criança só participa da concepção é um erro que o empreendedor não pode cometer. O verdadeiro empreendedor quer ver seu sonho realizado e para isso deve estar disposto a enfrentar a gestão da implantação. Mas, isso é um trabalho diário e cheio de detalhes: é nesse ponto que vai ficar claro que espécie de empreendedor você é.
Buscar auxílio de quem sabe mais é algo essencial e que não pode deixar de ser feito. Bons empreendedores procuram se cercar de pessoas competentes para ajudá-lo a atingir seus objetivos. Estudar nos livros é também uma medida eficaz. Você deve procurar os que lhe ensinam como implantar seu empreendimento a partir do seu planejamento.
Não tenha medo de errar: claro que você vai fazer todo o possível para evitar os erros, mas eles virão. Faz parte do caminho de quem faz: sempre é possível corrigí-los, desde que você esteja atento ao passo a passo da sua tarefa.
Bom trabalho e não esqueça que disciplina e persistência são ingredientes fundamentais e que devem estar no seu “kit” de empreendedor.

Um comentário:

  1. Adorei o conceito não basta ser "pai" da ideia, sem a mãe operacional, o "filho" não vinga...

    ResponderExcluir