sexta-feira, 8 de junho de 2012
Não economize em investimentos em planejamento
Estou convencido que teríamos resultados superiores aqui no Brasil, seja para as empresas, ou, seja para os governos, se nos dedicássemos mais ao planejamento de nossos empreendimentos.
Outro ponto interessante a ser notado: quanto mais você planeja, a qualidade dos planejamentos que se sucedem vai melhorando. O aprendizado que se consegue praticando o exercício de planejar é muito maior do que o que se pode conseguir estudando nos livros. É que na pratica de planejar você enfrenta problemas reais e que você é quem tem de resolver: nos livros você encontra exemplos reais, cuja solução geralmente o autor lhe apresenta.
Planejar precisa se tornar um hábito: você deve se acostumar a planejar todas as coisas que fizer. Isso vai lhe trazer uma vantagem competitiva muito grande. Você vai se acostumar a olhar o que acontece em sua volta de outra maneira. Vai se preocupar em observar o que mudou no ambiente, quais as causas dessas mudanças, quais as influências dessas mudanças sobre o plano de seu empreendimento.
Em 1974, minha esposa foi pela primeira vez à Califórnia e lá viu que havia uma estrada com três pistas de ida e mais outras três de volta e um enorme canteiro central. Por outro lado, nas margens da estrada quase nada existia: um pequeno motel e alguns quilômetros depois o edifício da HP e mais alguns prédios esparsos. Ela não estava acostumada a isso no Brasil e este fato muito a impressionou. A estrada se chamava “El camino real”.
Em 2006 fomos juntos de férias à Califórnia e por curiosidade quisemos ver o que havia acontecido com “El camino real” e pudemos constatar que era uma estrada muito importante e sempre cheia em todas as suas pistas e poderia até ser dito que se tratava da via mais importante do Vale do Silício, ligando as grandes empresas e as cidades do Vale.
Imaginem se, ao ser construída, tivesse sido feita uma estrada sob medida para as necessidades daquela época: ou teria de ser refeita integralmente, com desapropriações de muitos imóveis, ou, então, as empresas que ali se instalaram iriam escolher outro local ou ficariam dispersas, perdendo o efeito mágico que tem o Vale do Silício. Sábio planejamento que criou o Vale do Silício, não apenas pelo exemplo que demos, mas por toda sua concepção e pelas diferentes versões de seu planejamento, que teve ser tantas vezes revisado.
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