quinta-feira, 31 de maio de 2012
Cuidado com as aparências
É muito comum percebermos que, ao levantar informações sobre algum assunto, damos peso àquelas que venham a corroborar nossos pontos de vista. Enquanto isso, deixamos escapar muitas teorias, fatos e resultados importantes que tem apoio científico, mas que contrariam as nossas convicções.
Isso pode estar acontecendo sobre o tema aquecimento global: com você, com pessoas próximas, comigo também. Até a semana passada, eu só tinha recebido informações de um lado. Eram verdades absolutas: o mundo está sofrendo aquecimento causado pelo uso exagerado de combustíveis fosseis; o aumento da temperatura da terra está ocorrendo pelas ações do ser humano promovendo queimadas, excesso de uso de combustíveis derivados do petróleo, até mesmo os gases emitidos pelos bois em seus pastos.
No fim da última semana eu assisti a uma aula dada pelo Prof. Dr. Ricardo Felício da USP e que você pode ver também no link encontrado no Google via “Aquecimento Global A FARSA - Palestra Prof. USP” - http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oJTNJBZxX6E#!
O professor apresenta pontos de vista, certamente com boa base cientifica, contrariando todas as “verdades absolutas” que vínhamos acreditando até então. Por exemplo, diz o Dr. Ricardo, professor de geografia e de climatologia da USP, que o ser humano não tem toda essa influencia sobre o clima e que suas ações não são capazes de provocar tamanhas alterações. Mostra que existem pesados interesses em jogo e diz que para o Brasil, a politica deveria ser a de não aceitar mudar seu caminho de desenvolvimento em face de falácias que estão sendo apresentadas pelos ambientalistas. Colocou em questão a atuação da ONU neste tema.
Se vocês assistirem a aula que estou recomendando, poderão ver os argumentos do outro lado e julgar. Depois de ver a aula e o Programa do Jô em que o Prof. Ricardo apareceu fiquei interessado em saber se a posição apresentada seria unicamente dele: constatei que outros cientistas brasileiros desta área também concordam com o Prof. Ricardo, assim como vários estrangeiros. Portanto, o que fica claro é que este não é um assunto em que há um posicionamento cientifico unânime: pelo contrário, existem posições que se opõem e que levam a conclusões também diametralmente opostas.
Se você, empreendedor, pretendia fundar um empreendimento que tivesse relação com o aquecimento global, deve saber que este é um tema em que as opiniões científicas são radicalmente divergentes. Aprofunde-se bastante sobre o assunto antes de tomar um caminho para seu empreendimento. O que parece ser um consenso absoluto pode ser apenas uma falta de informação sobre as opiniões contrárias. Nem tudo que reluz é ouro: cuidado com as aparências e o “politicamente correto”...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário