quinta-feira, 17 de maio de 2012
Você consegue prever o futuro?
Não estamos falando de previsões sobre fatos específicos, como o numero que vai dar na loteria ou a data de sua morte. Estas são apostas sobre o imponderável e não temos muita expectativa de que o empreendedor as possa fazer.
Estamos falando da visão de futuro em sua área de interesse: como na sua área de negócios você enxerga o que virá. Por exemplo, digamos um empreendedor atuante em ensino à distancia: seria bastante salutar que ele criasse uma percepção de como as pessoas podem aprender mais rápido e com mais profundidade e qual a tendência deste processo de aprendizagem. A partir destas percepções, ele vai formar sua visão de como será o futuro nesta área e vai mobilizar sua criatividade para encontrar produtos, serviços e soluções que venham a apoiar uma pessoa em sua aprendizagem.
Nesse ambiente temos uma proposta na mesa sendo testada: são os “tablets” como meio para a leitura de conteúdos. Se os livros de papel vão evoluir para serem lidos através de um “tablet”, significa que poderemos agregar ao texto muito valor: explicações sobre significados de palavras, derivações do texto para mostrar como e onde são os locais onde se passa a historia que está sendo contada, até mesmo alternativas de final a serem escolhidos pelos leitores em face de respostas que o autor teria preparado previamente. Tudo isso pode levar a um livro em que o leitor participa de sua construção, inserindo-se deste modo em seu processo de aprendizado.
Isso nos leva a crer que, se o livro for direcionado a ensinar algo objetivo, em vez de contar uma história, o leitor poderia ser ajudado conforme seu nível de conhecimento; seria conduzido a participar como se estivesse em uma aula em sala com professores e alunos presentes; formaria seu próprio juízo sobre o melhor caminho para se chegar à solução de um dilema, se estivéssemos falando de estudo de casos.
Nesse exemplo, tratamos do ensino à distancia que tem um objetivo final claro e que consiste em encontrar a melhor forma de ajudar o aprendizado de uma pessoa. Se estivéssemos falando de moda, maneira de pessoas se vestirem, talvez a construção desta visão de futuro ficasse mais abstrata e difícil de prever: mas, o empreendedor poderia se valer do fato de que não existe uma única moda, variadas opções convivem. Portanto, o empreendedor de moda poderia ver o futuro para uma situação especifica ou para um grupo de pessoas: para uma situação como a moda de praia ou a moda de vestidos de casamento; para um grupo de pessoas, como moda para os jovens, gordos ou para meia idade.
Nesse caso, estaríamos reduzindo o escopo do problema a ser resolvido para que o empreendedor pudesse prever o futuro, de acordo com seu conhecimento e percepção.
Mas, o que queremos neste blog é despertar no empreendedor a compreensão da importância de se pensar em como vai ser o futuro em sua área de atuação para que possa encontrar as soluções ou construir o caminho para o que ele quer ver adiante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário