quinta-feira, 26 de abril de 2012

Não basta preencher o Canvas

A contribuição de Osterwalder para o empreendedor conseguir definir seu modelo de negócios é bastante significativa. Seguindo sua metodologia de construir o Canvas, o empreendedor tem uma forma didática bastante clara e ordenada para atingir bons resultados. Mas, é preciso tomar alguns cuidados básicos e não esperar excessivamente da ferramenta. O cuidado maior é evitar que o preenchimento do Canvas seja algo mecânico que basta responder o que cada quadradinho pergunta: não é assim. Há necessidade de construir um todo consistente, em que as partes só se compõem se tiverem sido imaginadas de maneira criativa e buscando integrar as ideias envolvidas. Não esqueçam de que tudo que se coloca no papel precisa ser testado: o papel aceita tudo, mas se a realidade rejeitar você precisa voltar para a prancheta. Se você conseguir preencher o Canvas com competência e depois os testes de campo confirmarem as suas hipóteses e as ideias que você lançou forem validadas pelo mercado, então você conseguiu passar esta etapa. Mas, ainda assim não pense que não vai ser necessário fazer um plano de negócios: esta ideia tem sido dita por varias pessoas, nitidamente exagerando o valor da metodologia, sem levar em conta que o plano de negócios contém elementos que não estão presentes no Canvas mas necessários para a implantação de sua empresa. O estudo do mercado e dos concorrentes, com a formulação de uma estratégia de entrada no mercado, é algo que faz parte do plano de negócios e que precisa ser muito bem trabalhado pelo empreendedor. A organização da empresa, os recursos humanos necessários e seus processos são aspectos de um plano de negócios que precisam ser bem pensados pelo empreendedor e só aparecem de modo superficial no Canvas. Finalmente, o planejamento financeiro é uma parte fundamental para permitir ao empreendedor saber por que mares está navegando: o Canvas não lhe dá nem mesmo o mínimo que é necessário para implantar com sucesso uma empresa. É evidente que o plano de negócios não é algo sacrossanto que é feito uma vez e depois ninguém mais atualiza: alguns dizem que não pegam mais no plano depois que conseguiram entrar para uma incubadora ou que conseguiram os investidores para a empresa. O erro é que o plano de negócios foi tratado inadequadamente por quem pensa desta maneira: ele deve ser algo vivo e sofre revisões, a medida que o empreendedor vai conhecendo melhor a realidade e aprendendo mais sobre seu negocio. Infelizmente para os que acreditam que basta fazer um Canvas e que depois o empreendedor vai ficar livre de planejar, devo dizer que este é um engano grave. Ao contrario, ele deve aprender que planejar será sempre uma de suas atividades permanentes e que será um fator essencial para seu sucesso.

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