Conforme anunciado no blog anterior, onde descrevemos as características das aceleradoras de empresas iniciantes, veremos agora quais os critérios que o empreendedor deve levar em conta para escolher uma aceleradora.
Certamente o suporte que a empresa irá receber da aceleradora tem enorme peso nessa decisão. Para um empreendedor são relevantes os seguintes tipos de apoio da aceleradora:
- na organização da empresa e nos processos que vai adotar – em geral, mentores desempenham este papel;
- na penetração no mercado por meio da cadeia de relacionamento da aceleradora;
- na busca de investidores para viabilizar projetos da empresa e seu desenvolvimento;
- na globalização da empresa, seja pela sua atuação no mercado internacional, ou através de seu estabelecimento e operação em mercados fora do país.
Naturalmente, o empreendedor terá de considerar o beneficio adicional que a aceleradora vai trazer ao seu empreendimento, comparado ao percentual das ações que vai ficar em seu poder.
Por exemplo, uma aceleradora que seja capaz de oferecer um elenco de mentores que conheçam bem o processo de constituição da empresa e tenham experiência em lidar com este tipo de empresa nascente é um fator importante para que o empreendedor faça sua opção.
Outro item é a sinergia entre as empresas da aceleradora: a existência de empresas complementares e que possam atuar em conjunto, favorecendo o seu crescimento global, ajuda bastante a ampliação da clientela, a ocupação de espaços de mercado e a criação de soluções comuns.
Não há padrões estabelecidos para mensurar estes fatores, aqui comentados. Vemos aceleradoras que preferem ter menos de 50% das empresas, mesmo quando contribuem com recursos financeiros para desenvolver os planos da empresa. Este posicionamento visa a favorecer o empreendedor e a valorizar sua dedicação no processo de criação e desenvolvimento da empresa nascente.
Também se preocupa com as futuras diluições causadas pela entrada de novos investidores, o que é necessário em muitos casos, para explorar adequadamente a potencialidade da empresa. Uma diluição muito grande dos empreendedores os desestimula a continuar o negócio ou implica na redução de seu empenho.
quinta-feira, 12 de abril de 2012
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