Continuando o tema EDUCAÇÂO EMPREENDEDORA que iniciamos na semana passada, voltando a nossa apresentação em Fortaleza, passamos a tratar das principais características dos currículos voltados a essa educação e dissemos:
a. As disciplinas que são oferecidas nas principais universidades são: Introdução ao Empreendedorismo (com diversas nomenclaturas e orientações: Atitude Empreendedora, Empreendedorismo I); Plano de Negócios; Marketing Empreendedor; Inovação e geração de ideias; Financiamento de Empreendimentos ou Investimentos em Empresas Nascentes; Empreendedorismo Social; Empreendedorismo Cultural; Empreendedorismo para Desenvolvimento Local; Planejamento e Gerencia de Projetos.
b. As principais universidades têm centros de empreendedorismo ou pelo menos incubadoras de empresas e buscam a associação da área de empreendimentos em projetos com os laboratórios da universidade.
c. Um ponto importante que se tem usado na educação empreendedora é levar empreendedores para fazer palestras e mostrar a carreira de empreendedores conhecidos. Nos primeiros tempos de educação empreendedora, era difícil arrumar empreendedores para fazer as palestras, o que se modificou bastante atualmente com o sucesso do movimento de empreendedorismo no país. Por outro lado, os exemplos que tínhamos para apresentar eram de empreendedores estrangeiros, o que hoje foi inteiramente substituído e muito melhor suprido pelos pioneiros que constam dos livros do Prof. Jacques Markovitch;
d. Em poucas universidades houve a preocupação de associar o empreendedorismo a currículos de graduação de alunos em outras áreas. Uma delas é a PUC-Rio que tem o DOMINIO ADICIONAL, que consiste em dar ao aluno a oportunidade de se graduar uma área e ao cursar certo de numero de suas disciplinas opcionais na área de empreendedorismo, fazendo um projeto final, vai conseguir que seu histórico escolar tenha sua graduação em sua área principal e um domínio adicional de empreendedorismo.
Esta opção permite que o aluno tenha uma educação empreendedora bem abrangente, facilitando o desenvolvimento do planejamento de sua empresa e viabilizando o processo de sua incubação. Por outro lado, para os alunos que não desejem constituir uma empresa ao se formarem, este DOMINIO ADICIONAL valoriza seu currículo de graduação no ponto de vista de muitas empresas contratantes.
Fica então exposta uma situação que tem dois polos contraditórios: por um lado já se consegue identificar Universidades que fazem uma educação empreendedora consequente e que realmente se compromete com o empreendedorismo, oferecendo ao seu aluno a oportunidade de empreender em sua incubadora. De outra parte, a maioria das universidades que possuem apenas uma disciplina de empreendedorismo, ainda assim são uma boa ajuda ao aluno a conhecer o tema e a fazer seu juízo a respeito de como vai se engajar ou não nesta área. Na hipótese que ele fique interessado e motivado, está claro que terá necessidade de buscar o aprofundamento no tema em outra universidade ou instituição.
Vamos concluir este tema EDUCAÇÂO EMPREENDEDORA no blog da próxima semana.
sexta-feira, 2 de março de 2012
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