quinta-feira, 8 de março de 2012

Educação Empreendedora III

Concluindo nossa intervenção a respeito da EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, abordamos os valores críticos que são encontrados no empreendedor e que uma boa educação empreendedora deve utilizar como seu eixo de orientação e que são os seguintes:

i. Desmistificação do empreendedor – há todo um trabalho de derrubar os mitos existentes sobre os empreendedores e discutir com os alunos quais seriam as características que devem ser valorizadas;
ii. Orientar o empreendedor para realizar sonhos e mostrar as características desse caminho;
iii. Valorizar o fazer e procurar criar situações em o aluno deva trabalhar em equipe e atingir um objetivo – um dos valores a ser desmistificado é o medo de errar;
iv. Mostrar as diversas facetas do empreendedorismo: social, empresarial, de desenvolvimento local, empreendedorismo corporativo ou intraempreendedorismo;
v. Instrumentalizar o empreendedor para planejar, controlar, gerir projetos, tratar de pessoas, vender, se organizar em forma de processos;
vi. Valorizar o exemplo de outros empreendedores através de palestras e de exposições e livros que contem a historia de pioneiros e empreendedores brasileiros.

Assim a educação empreendedora trata também de valores éticos e de cidadania buscando que o empreendedor seja orientado a criar capital social, como a questão tributaria (não sonegar, mas lutar por impostos justos), a questão do valor do trabalho, a valorização das comunidades locais onde se situa a empresa e muitos outros.

Com relação à instrumentalização do empreendedor, compreendendo lhe municiar com conhecimentos, aptidões e atitudes necessárias ao desempenho de suas funções, tivemos:

a. O ciclo de vida de um empreendimento precisa ser bem conhecido pelo empreendedor: desde a ideia do que se pretende e sua visão de futuro, passando pelo processo de planejamento para realizar o projeto e depois os conhecimentos necessários para fazer a implantação do empreendimento a partir de seu plano;
b. Algumas aptidões nesse ciclo de vida podem ser contratadas, mas há outras em que o próprio empreendedor precisa realizar: por exemplo, a transmissão de sua visão e sua capacidade de convencer as pessoas a segui-la; a habilidade de negociar para conseguir estabelecer condições de equilíbrio dos diversos interesses dos participantes dos empreendimentos. Essas aptidões precisam ser desenvolvidas, preferencialmente através de trabalhos práticos;
c. As aptidões que o empreendedor deverá ter em sua equipe e que não serão exercidas por ele diretamente precisam ser coordenadas e orientadas para o resultado pretendido: essa habilidade de liderar o grupo é também essencial ser desenvolvida na educação empreendedora;
d. A educação empreendedora é caracterizada pelo uso de jogos, discussão de casos, trabalhos em equipe e apresentações de temas ou propostas para serem debatidas.

É claro que este tema tem muito a ser tratado e aprofundado, tanto é que anualmente são realizados muitos seminários e congressos a esse respeito. Apenas estes aspectos apresentados ajudam a iniciar uma grande discussão que é necessária para o ensino do empreendedorismo e para a definição do papel das universidades e escolas que estejam lidando com este assunto.

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