É bastante interessante a mobilização que existe atualmente para melhorar a qualidade do trabalho de construção do modelo de negócios de uma empresa. As contribuições de Alex Osterwalder são bastante boas para que os empreendedores consigam definir um modelo de negócios que esteja pensado com maior profundidade. Do mesmo modo, a ênfase em testar a aceitação de mercado do produto, ainda que em uma amostra reduzida, é também uma providencia importante, que pode evitar perda de tempo e de investimentos em algo que não terá valor agregado para os clientes imaginados.
Outro ponto que temos observado é o excesso da valorização destes mesmos aspectos: a percepção que agora se faz do modelo de negócios seguindo o “canvas” proposto pelo Osterwalder e aí já temos o plano de negócios. Isto é um exagero perigoso e que certamente vai resultar na omissão de estudo de muitos aspectos importantes do Plano de Negócios. O resultado é que a falta de exploração desses aspectos pode ocasionar ampliação de riscos e surpresas quanto ao investimento necessário.
As ideias de Osterwalder são complementares à elaboração do Plano de Negócios, aumentando sua qualidade por ter sido feito um trabalho mais detalhado de estudo do modelo de negócios. Do mesmo modo, testar o mercado, ainda que com um produto simplificado, também é uma maneira de evitar desperdícios: não isenta o empreendedor de buscar informações mais detalhadas sobre este mesmo mercado, como seu dimensionamento, sua possível segmentação e outros aspectos que normalmente são desenvolvidos quando se faz um plano de negócios completo.
Certamente, quando se segue o modelo de Osterwalder, não se vai adiante antes de vencer as dificuldades encontradas com o modelo de negócios. Por isso mesmo, pode ser obtida economia de esforço e de tempo ao adotar este método.
Passada a etapa de aprofundamento daquele modelo e verificado o interesse do mercado, o Plano de Negócios deve seguir seu caminho normalmente e o empreendedor que consiga fazer um plano completo terá maior chance de sucesso e obterá maior segurança na implantação do empreendimento.
Assim creio que devemos tomar cuidado com a minimização da importância do planejamento e com as ideias de que não vale a pena fazer o esforço de construção de um plano mais abrangente. O fato de conseguirmos melhorar e aprofundar uma parte do todo não implica em que ficaremos dispensados de fazer o Plano de Negócios completo.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário