A percepção de que um empreendedor precisa planejar seu empreendimento vem sendo disseminado faz muitos anos e talvez tenhamos chegado a incluir este conhecimento na nossa cultura empreendedora. Ainda encontramos muitos empreendedores que compreendem a necessidade de planejar, mas não estão preparados para fazer o Plano de Negócios e precisam de ajuda.
No entanto, os Planos de Negócios que os empreendedores apresentam, inclusive para se candidatar a uma vaga em uma incubadora, são geralmente insuficientes para implantar a sua empresa. Como é natural, se preocupam mais com o modelo de negócios e com as estratégias que serão seguidas. A busca de conhecimento sobre o mercado que a empresa vai atuar é muito precário na maior parte dos casos de empreendedores que estão começando. A maneira de implementar a empresa geralmente não aparece com o detalhamento necessário.
Por isso, os empreendedores iniciais muitas vezes passam pela perplexidade de ter conseguido uma vaga na incubadora, mas não conseguem ter a clareza de como começar seu negócio nascente.
Para evitar esta situação, que acaba por representar perda de tempo ou desperdício de esforços mal direcionados, é que o empreendedor necessita ser preparado para implantar seu Plano de Negócios, isto é, transformar em realidade a empresa de seus sonhos.
Um conselho básico que posso dar a esses empreendedores é preparar um “Plano de 100 dias”, definindo o que será feito da implantação da empresa neste período. Essa etapa do planejamento pretende abranger os aspectos mais essenciais da empresa, de tal forma que se estiverem implantados, a empresa poderá realizar seu objetivo principal, em um prazo mais curto e conseguir dar vida ao empreendimento.
No “Plano de 100 dias” só devem constar as atividades que são necessárias para esse funcionamento da empresa em suas condições mínimas, fazendo apenas aquilo que está descrito no Plano de Negócios como a essência para a existência da empresa operando.
O empreendedor necessita também melhorar seus conhecimentos sobre diversas áreas que deverão estar presentes em sua empresa: a financeira, de gestão de pessoas, o controle de projetos, etc.
Esses conhecimentos precisam ser desenvolvidos no empreendedor: muitas vezes, o empreendedor fez um curso superior em uma área de especialização e não teve a oportunidade de aprender conceitos de gestão de empresa.
Em nossa COLEÇÃO de EMPREENDEDORISMO publicamos o livro denominado “Implantando uma Empresa”, cuja finalidade é exatamente apoiar o empreendedor quando ele precisa passar além do Plano de Negócios e tornar a empresa projetada em papel numa realidade.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
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