Acaba de chegar a minhas mãos o resultado da pesquisa realizada pela Endeavor cujo titulo é EMPREENDEDORISMO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS.
A pesquisa, realizada neste ano de 2011, está inserida no contexto da “The Entrepreneurship Education Project” que compreende mais de 80 universidades em 40 países. Na seção brasileira participaram 12 universidades e mais de 600 estudantes.
O documento mostra alguns aspectos dos perfis do estudante e das universidades brasileiras no que diz respeito ao ensino de empreendedorismo. Talvez o ponto mais importante seja a constatação do interesse do estudante brasileiro em estudar empreendedorismo. O percentual dos alunos que se mostraram interessados pelos cursos de empreendedorismo foi de 52,8%, o que é bastante animador, até porque nem sempre as universidades oferecem essas disciplinas.
Outro ponto interessante foi a impressão que os estudantes manifestaram de que o ensino de empreendedorismo no Brasil é muito teórico: certamente, há muitos movimentos de ensino de empreendedorismo que incluem jogos e trabalhos práticos nas disciplinas e que fogem a esta impressão, mas certamente existem universidades que não trazem empreendedores para serem entrevistados e apresentam as disciplinas sem a preocupação de fazer o empreendedor praticar aquilo que ele aprende no curso.
Um ponto fraco que ficou exposto é que nossos estudantes leem pouco sobre o tema empreendedorismo: ainda não se acostumaram a ler livros sobre o assunto e ter a disciplina de planejar seus negócios a partir dessas leituras.
A Universidade brasileira não consegue ou tem muita dificuldade de captar apoio, na forma de doações, para desenvolver seus programas de empreendedorismo e é importante vencer esse problema. Talvez esteja faltando às Universidades conseguir mostrar às empresas que vale a pena investir no empreendedorismo como uma maneira de valorizar sua marca, associando-a a uma aspiração dos estudantes.
Um aspecto positivo que a pesquisa identificou foi que 43,8% das Universidades brasileiras fazem programas para estudantes do ensino fundamental e médio. Isso mostra que o ensino de empreendedorismo está sendo trazido para o ensino médio e isso é muito positivo.
A pesquisa teve uma maior participação de estudantes do sexo masculino (52,2%) e isso pode representar uma pequena distorção, pois em nosso país temos mais mulheres que homens. Ela também aponta que somente 7,6% dos entrevistados já possuem um negócio próprio, mas entendemos que não é um dado desanimador. A maioria dos estudantes tem a preocupação de terminar seu curso universitário antes de se dedicar a montar um negocio próprio: em algumas incubadoras das universidades esta é uma exigência.
Enfim, a pesquisa apresenta conclusões interessantes, como a necessidade de projetar cursos mais práticos e mais conectados ao mercado e que os estudantes esperam receber maior ajuda para empreender. Há espaço e necessidade para ampliar os cursos de empreendedorismo.
Recebemos a pesquisa através da Endevor, mas ainda não encontramos no seu site para que seja visto em detalhe pelos interessados.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
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