Temos uma preocupação muito forte no Brasil em tornar melhores os nossos indicadores no que diz respeito à inovação.
Em primeiro lugar, é preciso compreender que nossos pesquisadores estão preocupados com atingir resultados positivos em suas pesquisas, mas isso não significa a criação de novos produtos e nem a aplicação dos resultados obtidos para atender a alguma demanda percebida que venha a ser importante para a vida das pessoas.
Este comportamento não representa uma insensibilidade por parte dos pesquisadores: sua motivação está na busca, dando passos importantes no conhecimento do funcionamento daquilo que existe na natureza.
No entanto, muitos pesquisadores conseguem colaborar com pessoas empenhadas em criar novos produtos usando seu conhecimento adquirido ao longo das pesquisas.
Uma situação similar ocorre com os inventores: seu prazer está em criar um novo produto ou uma nova utilidade para produtos existentes. Formatar esses objetos de sua criação para que sejam consumidos e comercializados não é necessariamente motivador para eles.
A inovação requer que as fronteiras da pesquisa e da invenção sejam ultrapassadas e que a sociedade seja beneficiada por algum novo produto, outra aplicação de produtos existentes ou ainda uma maneira diferente de comercializar o que existe permitindo o acesso de um grupo maior de pessoas.
A obtenção do resultado decorrente da inovação inclui o empreendedor no processo: ele vai buscar a maneira de ultrapassar a fronteira que limita pesquisadores e inventores, trazendo para a sociedade algum valor.
Evidentemente nem todo empreendedor vai gerar inovação e aqueles que chegam a um resultado positivo nesta direção precisam ser apoiados, por incubadoras e aceleradoras, capazes de fazer a aproximação entre os empreendedores e pessoal de pesquisa e também ajudar a levantar no mercado qual a repercussão de cada possível inovação.
Este é o caminho básico de ampliar nosso indicador de sucesso na área de inovação. É um papel que precisa ser considerado pelo nosso empreendedor. A inovação é muito compensadora quando gera um negócio: constitui-se em um diferencial importante para o sucesso do empreendimento.
Já fizemos a campanha do Bota Pra Fazer, e, com isso, muitos novos empreendedores se encorajaram a tentar seus negócios. Chegou a hora de lançarmos a campanha do Bota Pra Inovar e fazer o casamento do empreendedor com o pesquisador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário