quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O REE Brasil foi no Rio Grande do Sul

Reunir professores de empreendedorismo de todo o país e passar três dias trabalhando e trocando experiências e ideias é uma tarefa árdua e difícil. Mas, pela segunda vez a Endeavor e o SEBRAE, em parceria com a Universidade de Stanford e seus patrocinadores Santander e Intel, conseguiram organizar um excelente seminário, sediado na PUC-RS, a Rodada de Educação Empreendedora(http://www.pucrs.br/tecnopuc/).

No dia 13 de outubro de 2011, em Porto Alegre, iniciamos com a visita ao TecnoPUC, parque tecnológico extraordinário, criado pela PUC-RS. Este empreendimento mostra como o Brasil se desenvolve em Porto Alegre e que a inovação está chegando para ficar (http://www.reebrasil.org.br/).

Passamos os dias 14 e 15, no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves. Embora situado na Serra Gaúcha, no meio de uma paisagem incrível, num excelente hotel (http://www.spadovinho.com.br/), devido à intensidade das atividades do evento, não houve tempo nem para conhecer o seu Spa!

Subir a serra gaúcha significa uma oportunidade para constatar o empreendedorismo existente naquela área vinícola do país: fizemos uma visita a um conhecido produtor brasileiro de vinhos, o que significou receber notícias do reconhecimento da qualidade e aumento da quantidade de nossa produção.

Técnicas de ensino de empreendedorismo foram discutidas e as melhores práticas foram expostas e até premiadas: o mais importante não era destacar os premiados, mas mostrar que os professores de empreendedorismo estão buscando uma forma cada vez melhor de apresentar seus conteúdos e fazer os alunos praticarem.

Como “keynote”, tivemos as apresentações do professor John Mullins, sempre instigadoras e muito eficazes pela participação que consegue da audiência. Sua proposta foi a criação coletiva do plano de aulas de uma cadeira na área de empreendedorismo de forma a que os alunos fossem instados a fazer o projeto e daí sentirem a necessidade da base teórica ou metodológica, que seria indicada, sem a existência de aulas expositivas.

Para mim, o melhor do seminário ficou por conta da apresentação dos centros de empreendedorismo selecionados pela Endeavor como os melhores do país, entre os que se apresentaram em um concurso sobre a Educação Empreendedora. Os três melhor situados na disputa mostram que o Brasil tem hoje excelentes centros de empreendedorismo: pelo que eu pude saber com a organização, foi difícil escolher os três finalistas da competição entre os doze que se candidataram.

No sábado, quando o evento terminou, ocorreu o mesmo que no ano anterior: todo mundo prometendo voltar em 2012. Em breve, a Endeavor vai nos contar onde será o próximo encontro. Como nesse, acreditamos que a frequência vai aumentar e a qualidade das apresentações vai ter um nível cada vez mais alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário