sábado, 18 de fevereiro de 2012

Planejamento carnavalesco

Quando eu disse para um amigo que eu ia escrever o blog de hoje, ele falou: mas nem no Carnaval você dá folga nesse blog! Ele tinha razão, eu até pensei em não publicar nada esta semana...

Só que meu tema de hoje tem ligação com o Carnaval. O meu exemplo preferido de boa gerência de projetos é a preparação do desfile de uma escola de samba. Notem que este trabalho tem todas as características formais de um projeto – planejamento prévio, prazo definido (o dia do desfile), organização estruturada (comissão de frente, alas, bateria, fantasias, destaques...), orçamento, patrocínios, cuidados ambientais e jurídicos (não pode ofender religiões, opções sexuais, políticos, honras, direitos autorais), bailes para treinos e arrecadação de recursos e tantas outras atividades que deixarei que o leitor solte sua imaginação para fazer essa lista.

Como é possível articular tantos aspectos, tarefas e especialidades diferentes sem usar planilhas, um PERT, um cronograma ou algum recurso de apoio que ajude a reduzir riscos ou a tornar mais viável o cumprimento de prazos e orçamentos?

Este é o ponto que me faz refletir todo Carnaval e sempre saio cada vez mais encantado com os de desfiles. Mas, sem descobrir como projetos, que a cada ano se tornam mais complexos, possam ser feitos sem nenhuma metodologia explícita ou auxilio de tecnologia de gestão.

O lado positivo é que fica o desafio aos nossos gerentes de projeto: se os desfiles das escolas de samba são mais excepcionais com o passar do tempo, como podemos justificar os atrasos nas obras e em todas as implantações necessárias para eventos que terão enorme interesse nacional? Dizem que, no caso dos desfiles de escolas de samba, trabalha-se com coração, todos estão envolvidos e se sentem realmente responsáveis pelo resultado. Porque não poderia ser assim nos demais projetos? Será que os nossos gerentes de projeto estão considerando a importância de manter suas equipes motivadas e suficientemente informadas sobre os objetivos a serem atingidos? Será que os nossos gerentes apenas se contentam em usar os recursos de planejamento e de tecnologia, esquecendo-se dos aspectos motivacionais?

Vejam os desfiles com atenção e, nos intervalos entre as escolas, tentem elaborar o planejamento desses projetos, nem que seja uma maneira de se manter acordado... Mas, não se esqueçam de incluir itens como informar a equipe dos objetivos a serem atingidos e nem de cuidar da motivação do pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário