sexta-feira, 8 de abril de 2011

MODELO DE NEGÓCIO

O modelo de negócio é o primeiro aspecto que o empreendedor deve se preocupar para fazer um bom plano de negócios. Sem ele, não há possibilidade de se construir uma base sólida para este plano.

Mas, quais são os componentes que devem estar presentes em um modelo de negócio? Em primeiro lugar, deve ficar claro o que estamos vendendo, isto é, o que vai gerar renda para o empreendimento.

Parece que é simples, mas nem sempre é obvio. Por exemplo, a Google pode parecer que vende informações, uma vez que a maioria das pessoas entra em seu sítio para buscar informações e consegue com facilidade descobrir muito do que deseja. Entretanto, ninguém paga explicitamente pelas informações que consegue: a despesa é do anunciante. Logo, o que é vendido pela Google são anúncios e as informações se constituem em um modo de atrair as pessoas a verem os anúncios.

Em segundo lugar, o modelo de negócio contempla o público ao qual a empresa vai vender: quem são essas pessoas e quais são as suas características. Muitas vezes para saber definir bem o público-alvo é necessário fazer pesquisas de mercado, para entender a abrangência, o tamanho e suas necessidades.

Em terceiro lugar, o modelo de negócio deverá estabelecer a maneira como será feita a venda: de que modo atingir os clientes. Isso irá definir como iremos montar o processo de venda e preparar os membros da equipe de vendedores.

Em quarto lugar, devemos definir a política de preços que será adotada. Se escolhermos o critério de preço como forma de obter mercado, pode significar que iremos praticar valores baixos e que isso vai definir que os produtos e serviços que serão oferecidos devem seguir o critério de quem vende pelo menor preço do mercado. Se optarmos por atender a um público mais sofisticado, poderemos buscar valores mais altos, mas devemos oferecer produtos do tipo “premium”.

Finalmente, para completar o nosso modelo de negócio devemos pensar em quais serão nossos concorrentes e observar o benchmark do mercado que vamos trabalhar. Essas características serão determinantes para orientar a nossa atuação: olhar como os líderes se comportam sempre ajuda a nos mostrar a melhor forma de posicionamento.

Enfim, quem consegue ter um modelo de negócios completo e bem articulado terá uma boa base para construir um plano de negócios que tenha sucesso em seus objetivos.

Um comentário:

  1. Oi Salim

    Você tem toda razão!

    Uma definição esmerada do modelo de negócios é condição sine qua non para o sucesso dos empreendimentos, já que ele irá traduzir a forma de comercialização dos produtos e serviços, impactando diretamente na percepção de valor dos clientes.

    Um abraço
    Vabo

    ResponderExcluir