Muita gente pensa que o empreendedorismo para desenvolvimento local requer apenas vontade e persistência do político que apoia o empreendimento.
Entretanto, podemos compreender que os empreendimentos para desenvolvimento local têm longo período de maturação. É muito comum que atravessem uma gestão. Assim sendo, conseguir a continuidade do empreendimento requer apoio popular e contínuo trabalho de valorização do projeto pelos seus apoiadores.
Outro ponto importante é o planejamento: o plano deste tipo de empreendimento deve ser revisto e as vitórias parciais – os resultados intermediários – devem ser comemoradas. Projetos com maior chance de sucesso duradouro são aqueles que prevêem a autossuficiência ao final de algum tempo, ou seja, aqueles que têm previsão de gerar trabalho e renda para seus beneficiários.
Quais os pontos importantes que devem ser acompanhados? Em primeiro lugar devemos zelar para que sempre haja verba para o próximo passo; em segundo, devemos cuidar para que os resultados intermediários sejam significativos para a melhoria de vida das populações locais.
Os benefícios obtidos devem ser sempre ressaltados e mostrar que sua realização é um ponto relevante para aquela população. As vitórias são conseguidas passo a passo e, cada uma, precisa ser devidamente valorizada.
Geralmente, o pessoal que planeja um empreendimento de desenvolvimento local, só com o tempo se apercebe de resultados que aparecem da sinergia entre as partes. Muitas vezes esses resultados mais relevantes, são visíveis apenas com o tempo. O vulgar "atirou no que viu, acertou no que não viu...".
Outro ponto consiste na importância de apoiadores acompanharem de perto os projetos. Essa participação é um ponto que faz a população local se sentir dona do empreendimento, especialmente quando seu resultado implica numa independência econômica parcial ou total de seus participantes.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário