Muitos são os fatores que podem ser alinhados para mostrar a crise na Educação que parece mais profunda no Brasil que nos países mais ricos e também entre os demais componentes do BRIC.
O assunto EDUCAÇÂO ganhou a primeira página das preocupações dos planejadores até porque a própria Presidente da Republica, Dilma Roussef, apresenta como prioridade de seu governo a diz com clareza em artigo publicado na Folha de São Paulo de domingo, dia 20/02/2011: “Como a tecnologia irá modificar o espaço físico das escolas? Como será a relação professor-aluno? São questões sem respostas claras”
Acrescenta ainda: “Ao longo do século 21, todas as formas de distribuição do conhecimento serão ainda mais complexas e rápidas do que hoje.”
Na agenda da visita do Presidente Obama ao Brasil, a EDUCAÇÂO é um dos temas prioritários e há propostas de colaboração entre os dois países.
Os empresários brasileiros estão reclamando da falta de mão de obra qualificada para atender às necessidades de suas empresas e as mega empresas cada vez mais inauguram Universidades Corporativas e Escolas de Negócios.
Os alunos não estão satisfeitos com a maneira como o conhecimento lhes é apresentado: nem com a qualidade ou a forma e saem dos cursos sem saber empregar o que deveriam ter aprendido.
Os professores, além de se queixarem de ganhar pouco, o que é uma verdade inquestionável, estão muito distanciados do uso da tecnologia em prol da criação de mecanismos inovadores para a aprendizagem.
Os analistas da realidade do ensino, no Brasil e no mundo, estão afirmando que a educação à distancia vai ampliar sua aplicação e os alunos tenderão cada vez mais a utilizá-la, especialmente se considerarmos que em dez anos os meninos de hoje cursarão as Universidades e estarão muito acostumados a usar o computador, facilitando a criação de comunidades transmídia, capazes de jogar, aprender e se divertir em seus pequenos telefones celulares, “netbooks” e “tablets”. Aliás, quem sabe se todos esses instrumentos não estarão reunidos em um só?
Evidentemente a educação é um tema importante sob o ponto de vista social, econômico, tecnológico e de realização do ser humano. Enfrentar os desafios que agora se apresentam para melhorar a educação de maneira disruptiva é o que os empreendedores certamente já estão buscando e continuarão a fazer por alguns anos, pelo menos.
A oportunidade é imensa e não deve ser imaginada com uma abrangência reduzida, é um problema global, a ser enfrentado pelos que tem ainda viva a esperança num futuro para cada país e para o mundo em geral.
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
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A empresa Habto, criadora do sistema Revoluti (www.revoluti.com.br) e cliente da LUZ Consultoria aproveita bem essa oportunidade!
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