Já conhecemos a importância do Plano de Negócios, é como a coroa de um rei, sem o qual ele não pode ir a nenhum lugar. Pois bem, a coroa do empreendedor, seu plano de negócios, tem duas joias importantes: uma é o modelo de negócios e a outra é a estratégia do negócio.
E o que é o modelo de negócio? Encontramos aproximadamente 18.900.000 citações no Google sob esse título, então vamos definir objetivamente como sendo aquilo que sua empresa vai vender e como o vai fazer para atingir e conquistar seu mercado. Vamos detalhar mais: quais os produtos e serviços que sua empresa vai oferecer, suas características, o que agregam para seus clientes, quanto vão custar e opções para as formas de pagamento. Visto por outro lado, como você vai se estabelecer e ganhar dinheiro?
Mas, para criar o modelo de negócios se requer criatividade e uma boa percepção do que é importante para a clientela. Quanto ela está disposta a pagar para ter o valor que seu produto ou serviço agrega? Esta é uma pergunta difícil de responder e, por isso mesmo, fazer um bom modelo de negócios é um desafio.
Como fazer para que seu produto ou serviço venha a agregar mais valor que o dos seus concorrentes? Novamente uma resposta que não é fácil acertar.
De que forma seus clientes poderiam pagar o seu serviço ou seu produto? Qual o tipo de financiamento de que necessitam? Como fazer para que você não perca clientes por falta de uma boa forma de pagamento?
Estas três perguntas são a chave de um modelo de negócios, que pode ser a diferença entre sua empresa e os demais concorrentes. Encontrar a boa solução é o seu dilema e precisa ser muito bem resolvido.
É por isso mesmo que dizemos que uma das joias da coroa é o modelo de negócios. Quem consegue criar um que faça realmente a diferença estará navegando em Oceano Azul e possivelmente não vai ter de enfrentar as tempestades dos competidores que estão no Oceano Vermelho, onde os modelos de negócios são muito parecidos e os produtos são praticamente commodities, não havendo o famoso diferencial que salva o empreendedor da luta sangrenta com seus adversários.
A outra joia é a estratégia: ela considera, em complemento ao modelo de negócios, a cadeia de valor completa da empresa, desde suas compras de insumos até se chegar ao produto a ser entregue ao consumidor. A estratégia se ocupa de definir o caminho a ser seguido pela empresa para realizar o seu objetivo.
Pense bem nessas três perguntas: como seu produto agrega mais valor que o dos concorrentes? Quanto sua clientela em potencial está disposta a pagar pelo valor agregado? Como seus clientes se sentiriam confortáveis para pagar pelo seu produto, isto é, como necessitam ser financiados?
Com essas respostas você constrói um modelo de negócios vencedor e pode partir para definir o caminho que sua empresa seguirá para gerar sua cadeia de valor, isto é, você vai definir a estratégia da empresa. De posse dessas duas joias, o restante de sua empresa ficará mais fácil de ser planejada.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
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