sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Um parque tecnológico requer sinergia e integração

Estamos vivendo um momento em nosso país em que o empreendedorismo está dando mais um importante passo: trata-se do fortalecimento de seu compromisso com a inovação e, simultaneamente, do desenvolvimento de empresas que nasceram nas incubadoras de tal forma que alcancem um patamar superior ao que possuíam quando se graduaram em pouco tempo.

Vamos explicar melhor: de um lado, a percepção de que o diferencial maior que a empresa pode almejar é obtido através da inovação. Isso leva a uma estratégia de associação aos laboratórios de pesquisa e de busca de mercados capazes de valorizar este tipo de diferença.

De outro lado, a preparação das empresas nascentes para vencer seus dois abismos iniciais, de um modo integrado e sequencial: o primeiro é o da sobrevivência, quando ela mostra que é capaz de superar o desafio inicial e se estabelecer no mercado. O segundo abismo é passar imediatamente deste estágio para o próximo desafio, que é ganhar escala e musculatura para enfrentar uma concorrência maior.

O local mais apropriado para que estes acontecimentos floresçam é um parque tecnológico: ali é possível encontrar todos os atores que fazem sentido para se conseguir chegar a estes resultados. O parque abriga laboratórios de pesquisa, muitas vezes ligados à Universidade, recebe empresas do mercado interessadas em desenvolver suas pesquisas nesse ambiente, possui incubadoras capazes de apoiar a criação de novas empresas, cria empresas nascentes com alto potencial de rápido desenvolvimento e que buscam a inovação e, ainda, tem relacionamento próximo aos agentes investidores, que procuram bons projetos e empresas de maturação rápida.

Este elenco de atores do Parque Tecnológico é certamente capaz de criar sinergia e conseguir uma integração entre seus interesses de forma a gerar resultados surpreendentes e extremamente superiores à mera soma de suas contribuições individuais.

Isso é o que estamos assistindo no Brasil, especialmente em 10/12/2010, data em que está sendo inaugurado em Porto Alegre o Portal TECNOPUC, constituindo-se em belo exemplo para todos os que pretendem criar inovação e integrar competências de agentes fundamentais habilitados a obter resultados brilhantes.

Parabéns aos que estão vivendo esta experiência vencedora no TECNOPUC: vamos ter certamente muitos frutos dessa união.

Nenhum comentário:

Postar um comentário