quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A FINEP anuncia os presentes de Natal do empreendedor

A notícia da FINEP foi entusiasmante para milhares de empreendedores da área tecnológica em todo o país: “Uma nova edição do PRIME (Primeira Empresa Inovadora) será lançada até o final deste ano. Incubadoras que atuarão como operadoras descentralizadas em todo o País serão selecionadas por meio de carta-convite.” Esta notícia, publicada em nove de dezembro, não foi a única que a FINEP nos guardou para este Natal. Também anunciou, no mesmo dia, que promoveu, na semana de 22 a 26 de novembro de 2010, o 2º Seminário de Avaliação do Programa de Subvenção Econômica. O objetivo era avaliar a contribuição do Programa, que começou em 2006, a partir do resultado observado.

Ficou claro que os projetos de subvenção induziram as empresas a desenvolver a cultura da inovação, mas, de modo geral, ainda há falta de Recursos Humanos especializados no mercado.

Este aspecto final salta aos olhos de todos que acompanharam os projetos, mas é muito importante que as agencias governamentais tenham chamado a atenção em seus relatórios para este ponto fraco de nossas empresas que querem desenvolver a inovação tecnológica. Precisamos formar mais e melhores recursos para poder concorrer no difícil objetivo de recuperar o tempo perdido na inovação.

Os jovens empreendedores estão encontrando dificuldade para suprir suas empresas de gente com preparo para inovar e as universidades precisam tomar providências urgentes para reverter este quadro.

Mas, os empreendedores que atuam na área tecnológica estão trabalhando em seus planos de negócios, de tal forma a que estejam prontos a responder a oportunidade dada nesta segunda edição do Programa PRIME, quando irão disputar os recursos importantes oferecidos pela FINEP.

As estatísticas do empreendedorismo brasileiro melhoram muito com o Programa PRIME, não apenas pela ampliação da quantidade de empresas geradas no ano, mas pela qualidade que estas empresas terão, havendo recursos para viabilizá-las e pelo acompanhamento que terão pelas melhores incubadoras do país.

Por isso, estamos considerando que a FINEP saiu na frente e deu o presente de Natal para nossos empreendedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário