Um empreendedor imagina seu empreendimento face uma oportunidade, levanta informações, imagina um modelo de negócios, busca seus diferenciais competitivos e uma estratégia para ganhar mercado. Em seguida, organiza suas ideias e faz o planejamento do empreendimento.
Com um plano do empreendimento na mão conquista adeptos, podendo passar pelo processo de seleção da incubadora de uma entidade de fomento ou Universidade ou entrar diretamente no mercado.
Dinheiro é um problema sempre, mas procurando os membros da família, os amigos e, por vezes, um Bussiness Angel consegue convencer alguém a entrar no negócio.
Parece que todos os grandes problemas estão resolvidos, mas nessa hora de colocar o empreendimento de pé é que a coisa pega: são tantos os requisitos a implantar, são muitos os objetivos que precisam ser alcançados para que o empreendimento seja um sucesso.
É exatamente nessa hora que aconselhamos o empreendedor a usar o Plano de 100 Dias. Mas, o que é isso? Imagine que você fosse implantar primeiro uma configuração reduzida do empreendimento de seus sonhos. Apenas o suficiente para que ele pudesse funcionar, com um mínimo de clientes e de produtos e serviços, mas que já tivesse as principais características do empreendimento do sonho. Como um empreendimento bebê!
Esta é exatamente a maneira que acredito ser a melhor para começarmos a ver o empreendimento operar. Já se pode fazer a prova do conceito de seu modelo de negócios e corrigir a tempo o que for necessário.
Muitas dificuldades que precisam ser vencidas para que o empreendimento possa estar completamente implantado ficam para depois, só serão tratadas quando o que é básico para a operação de sua fase inicial estiver funcionando.
Mas, porque o nome de Plano de 100 Dias: temos que colocar o empreendimento em funcionamento em 100 dias? O tempo 100 dias é apenas uma sugestão, que pode ficar adequada para muitos empreendimentos, e que para outros vai requerer recalcular o tempo: conforme haja necessidade de desenvolver um software ou montar uma fábrica antes de começar operar, pode ser que seja preciso mais enquanto uma loja pode ser colocada operacional em 50 dias, podemos ajustar o horizonte do plano.
O importante não é o numero de dias, mas o conceito: deve ser o menor tempo possível para que se coloque o empreendimento operacional, de tal forma a poder comprovar sua viabilidade, numa configuração simplificada.
sábado, 2 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário