Um empreendedor não deve imaginar que sua empresa vende como todas as suas similares: não se trata da quantidade ainda, mas a forma de apresentar seus produtos e conseguir ganhar dinheiro com eles. É o que se chama de modelo de negócios.
Conforme o modelo de negócios, vamos trazer ou afastar vendas e estaremos optando por um caminho que pode ser de sucesso ou fracasso. Os conservadores poderão dizer que para evitar o risco é melhor vender com os demais concorrentes. Isso nos leva ao Oceano Vermelho, invariavelmente.
Devemos então buscar um diferencial no modelo de negócios e analisar com cuidado que fatia do mercado queremos conquistar, tanto sob o ponto de vista qualitativo como quantitativo. A escolha de um nicho onde tenhamos conhecimento do que os clientes querem e precisam pode significar o abandono de outros segmentos de mercado, mas vai nos assegurar maior capacidade de atender aos clientes de uma maneira exclusiva.
Para um país jovem como o nosso, existem muitos nichos mal atendidos: é importante saber caracterizá-los e criar o conhecimento na empresa para criar soluções altamente inovadoras e competitivas. Outro aspecto é que cada nicho pode ter um forte potencial para crescer e se constituir em verdadeiros Oceanos Azuis para quem os elege.
Financiamento é outro ponto importante para conseguir clientela: se pudermos fazer nossos clientes nos pagarem com o que ganham pela adoção de nossas soluções, estaremos também conseguindo ser muito atraentes. Muitas vezes isso se consegue pela simples associação da nossa receita ao lucro do cliente produzido pelas nossas soluções.
O modelo de negócios é definido no inicio da elaboração: vale a pena refletir bastante nesse aspecto antes de ir adiante à formulação do plano do negócio. Teste o seu modelo de negócios para ver como vai funcionar e corrija o que for necessário.
sábado, 9 de outubro de 2010
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