quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Uma oportunidade para as Universidades e Centros de Pesquisa

Em 28 de agosto de 2012, a revista “The Chronicle on Higher Education” publicou o artigo “Universities Report $1.8-Billion in Earnings on Inventions in 2011”, de autoria de Goldie Blumenstyk. Este artigo mostra universidades que desenvolvem pesquisas e que as levam ao mercado através de empresas, muitas delas geradas nas suas incubadoras, conseguiram ganhar em “royalties”, pagos pelas empresas que comercializam os resultados de suas pesquisas que geram patentes licenciadas, pagando “royalties”, a considerável quantia de 18 bilhões de dólares americanos. Estamos falando em universidades americanas, mas vislumbrando o que poderíamos obter no Brasil se as nossas universidades e centros de pesquisas fizessem o mesmo. Por exemplo, há patentes relativas a novas espécies de trigo, desenvolvidas pelas pesquisas da Universidade de Nebraska com a Bayer. Também podemos exemplificar com o que a Universidade de Illinois obteve de “royalties” pelo licenciamento de tecnologia audiovisual para conferencia e uma avançada bateria de carregamento rápido para automóveis e produtos eletrônicos. A campeã de 2011 foi a Northwestern University, que recolheu 191 milhões de dólares em receitas de licenças. A pesquisa mostrada pelo artigo trata de 157 universidades que responderam ao questionário anual da Associação de Gestores de Tecnologia de Universidades. Na pesquisa toda foram relatadas 5.398 novas licenças e 12.090 pedidos de patentes. Além disso, essas universidades criaram em 2011, 617 empresas “start-ups”. Já em 2012, as receitas apontadas tiveram a mesma ordem de grandeza, com 155 universidades participantes: foram 4.735 licenças e um pouco menos de 12.000 pedidos de patentes. Em 2010 foram criadas 613 empresas. Tony Stanco, diretor executivo do Conselho Nacional de Transferência de Tecnologia Empresarial disse que “cada vez mais alunos e professores ampliam sua consciência de que o empreendedorismo é uma carreira em ascensão e se constitui em um importante vetor para o crescimento”. Lesley Millar, diretor do Escritório de Gestão de Tecnologia da Universidade de Illinois diz que “o foco sobre empreendedorismo na sua instituição é uma das razões para o grande salto no numero de novas empresas lá formadas”. Como se pode ver, está em tempo de nossas universidades seguirem por este caminho, valorizando suas pesquisas e buscando através da parceria entre pesquisadores e empreendedores, servir melhor a sociedade do país.

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