Um questionamento que recebi a respeito da era pós-PC: e os negócios tradicionais, não continuam a ser uma fonte de realização para os empreendedores? Além disso, continuam a ser um meio válido para ganhar a vida, não é?
A resposta é obviamente sim, mas acrescento que se abrem espaços na era pós-PC para que esses negócios sejam revisitados e ganhem características que os tornam mais atraentes para seus clientes.
Por exemplo, as cafeterias continuam a ser um espaço muito interessante para que pessoas se reúnam e, juntas, degustem um bom café com um pedaço de bolo. Mas, as cafeterias podem se tornar mais atraentes se puderem oferecer a seus clientes algumas maravilhas da era pós-PC, como, por exemplo, um “tablet” onde possam ler um jornal, uma revista, um livro ou até mesmo assistir a um filme, um concerto de seus artistas preferidos, enquanto deliciam o café e o bolo.
Numa padaria, seria razoável utilizar os recursos da era pós-PC para sua gestão, controlando os gastos de insumos, as vendas e até estudando o efeito de determinadas promoções sobre os lucros da empresa. Esses sistemas existem faz muito tempo, mas, de um modo geral, só eram acessíveis às empresas de maior porte, mas agora é possível utilizá-los com os recursos disponíveis na tecnologia de informação a preços bastante convidativos.
As empresas cujo lucro depende fortemente da eficiência de seus processos, podem ter agora uma estrutura computacional poderosa, mas “nas nuvens”, sem necessidade de montar complexas plataformas próprias e entrar na fila do desenvolvimento de seus sistemas, posto que muitas ofertas de sistemas prontos, capazes de ser parametrizados, para atender aos processos específicos de cada empresa.
Creio que onde veremos mudanças mais sensíveis será na área de educação: os atuais problemas nessa área, que levam o aluno a ter dificuldades de aprendizagem, poderão ser vencidos ou minimizados pelo uso dos recursos da tecnologia de informação. O resultado pode ser um substancial aumento da quantidade de alunos em cada curso e melhoria do aprendizado desses alunos.
Na área medica também é possível obter grandes avanços: cartão com o “chip” legível que pode carregar dados sobre a saúde da pessoa, devidamente atualizados, pode ser um fator essencial para os médicos salvarem vidas ou conseguirem ter caminhos mais claros para a sua ação.
Enfim, não é só de entretenimento que se fala quando o assunto é a era pós-PC: estamos falando na utilização das tecnologias existentes para a melhoria da vida das pessoas. Isso pode ser feito em grande escala e terá custos muito mais baixos que os atualmente suportados pelas pessoas.
domingo, 15 de janeiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário